Beleza Clássica






Você deve lembrar-se do Pi, uma constante, que vulgarmente conhecemos como 3,1416. Ele é o número irracional mais famoso. Mas, existe um outro número simbolizado pelo Phi (letra grega fi), igual a 1,618. Embora esse número não seja tão conhecido, ele é muito interessante.  A designação, beleza clássica, normalmente refere-se a um tipo físico  com traços de beleza cultuada na antiga Grécia e em Roma, com proporções perfeitas.












Os gregos inventaram o retângulo de ouro (o lado maior dividido pelo lado menor), cuja razão era 1,618.  A proporção áurea.
A partir dessa proporção sua arquitetura obedecia a essa “lei”, suas dimensões tinham que ter a proporção 1,618. Os egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides. Esse tipo de construção permaneceu até o início da era gótica e suas formas arredondadas.












Mas em 1200, um matemático chamado Leonardo Fibonacci, escreveu o que é até hoje a sequência matemática mais famosa, a partir do estudo da reprodução de 2 coelhos, Fibonacci foi contando como eles aumentavam a partir da reprodução de várias gerações e chegou a uma sequência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores: 1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89…




A proporção de crescimento média da série é 1,618, exatamente a proporção das pirâmides do Egipto e do retângulo de ouro dos gregos. Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova idéia de tal proporção que os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos.









Por volta de 1500 com o Renascentismo a cultura clássica voltou à moda. Michelangelo e, principalmente, Leonardo da Vinci, colocaram esta proporção natural em suas obras. Mas Da Vinci foi ainda mais longe; como cientista, pegava cadáveres para medir a proporção do seu corpo e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto a Divina proporção quanto o corpo humano.


Revista Veja – Edição 2084
 
Como exemplo, meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão, o resultado será 1,618.
Todas as imagens que ilustram essa postagem são do fotógrafo Herb Ritts.
E para aprofundar-se mais no assunto, sugiro:







































































Postagem original: Clique Aqui

Comentários

Postagens mais visitadas